top of page

O Iluminismo



Definido pelo filósofo alemão Immanuel Kant como um processo de “esclarecimento”, a partir do qual o ser humano sairia de sua “menoridade” graças ao uso da razão (instrumento fundamental para o ser humano lidar com a natureza e a sociedade) e ao exercício da liberdade de pensamento, o Iluminismo foi um movimento intelectual, ocorrido na Europa do século XVIII, também conhecido como Século das Luzes, responsável por um período de transformações na estrutura social da Europa, onde os termos giravam em torno da liberdade, do progresso e do homem.


O símbolo desse processo de renovação materializou-se numa obra fundamental: a Enciclopédia, publicada na França entre 1751 e 1772, sob a direção dos filósofos Denis Diderot e Jean D’Alembert, que era, basicamente, um manifesto do pensamento iluminista que, em nome da razão, valorizava o estudo das ciências, das artes, da geografia, da história, libertando o conhecimento dos preceitos religiosos.


Isso porque era um movimento que se opunha nitidamente às explicações oferecidas pela religião para a natureza e a sociedade, dizendo que o conhecimento era um processo humano e não um legado divino. Além de desafiar os dogmas católicos ao classificar a religião como um entre outros ramos da filosofia.


Não se pode esquecer que os iluministas também foram importantes para mudanças políticas, ao baterem de frente com o absolutismo e o Antigo Regime: uma sociedade caracterizada pela rígida estratificação social, com três grandes estados: o clero, a nobreza e o povo, e por ser uma sociedade que celebrava a desigualdade, legalizando privilégios os quais somente uma pequena parcela dos súditos do rei (o clero e a nobreza) podia desfrutar, deixando a outra parcela na completa miséria.


Os filósofos do iluminismo, embora não tenham sido eles próprios revolucionários, criticaram frontalmente esse tipo de sociedade e, sobretudo, as ideias que a justificavam. Tendo como os principais pensadores: Immanuel Kant, Montesquieu, Voltaire e Rousseau.


À medida que contestava os princípios da sociedade, o movimento ganhava cada vez mais força, e, logo, tornou-se um dos principais motivos para uma futura revolução, que seria denominada como Revolução Francesa.




REFERÊNCIAS:

http://www.significados.com.br/iluminismo/

Conecte história, 2º (Ensino Médio), primeira parte

 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 
Nenhum tag.
bottom of page